Sustentabilidade

     O “efeito estufa” é hoje o maior inimigo do planeta! Apesar de sabermos isso, batemos recordes dia após dia na concentração de gás carbônico na atmosfera, hoje em torno de 430ppm. Motivo para o grande volume de estudos e investimentos realizados nessa área.

     Os acordos internacionais realizados no sentido de controle de emissões, não apresentam resultados, representando assim um cenário de descontrole ambiental, definitivamente insustentável no ponto de vista da subsistência humana.

     Dentre várias tecnologias conhecidas para reversão dessa indesejada situação, somente duas apresentam algum grau de viabilidade, para a diminuição da concentração do gás carbonico na atmosfera. A saber:
      1ª. Grande central de processamento de gás carbonico atmosférico, para tranformação numa forma de carbono a ser injetada a altas profundidades subterraneas; e
     2ª. Centrais de pirólise para tratamento de biomassa, fabricando um biocarvão ( BIOCHAR ) extremamente estável, evitando que a biomassa se decomponha, emitindo mais gases, possibilitando assim estocar esse carbono de maneira perene.

     A primeira tecnologia é Bilionária, portanto a ação seria restrita basicamente ao governo de paises super desenvolvidos, como os norte americanos, norte europeus e japão por exemplo. A segunda é a oferecida pela BBS, simples e flexível, possível de ser customizada conforme o volume e tipo da biomassa, portanto viável para a iniciativa privada. A produção do BIOCHAR, representa a única alternativa viável para esse propósito; e é mais do que isso, pois é ainda social e economicamente atrativa.

      Um segundo sentido de Sustentabilidade poderia ser o sustento das próximas gerações.

slide20